terça-feira, 4 de junho de 2013

Documentário sobre o Bairro da Torre (Camarate, Loures)



AQUI TEM GENTE. O Bairro da Torre, em Loures, está em vias de demolição. Os moradores organizam-se para defender o seu direito à habitação, num processo com derrotas e vitórias. Documentário de Leonor Areal (81 minutos).

Sinopse
Portugal, Europa, 2011. Às portas de Lisboa, um bairro de lata está em vias de ser demolido. A Câmara Municipal de Loures parece firme na sua decisão, mas não apresenta soluções alternativas de alojamento. Enredo Na iminência de ficar sem tecto, os moradores do Bairro da Torre organizam-se para negociar com a Câmara e defender o seu direito à habitação, num processo com avanços e recuos, derrotas e vitórias. As mulheres assumem um papel central na defesa da casa e da família. No Bairro da Torre coexistem etnias sobretudo ciganas e africanas, e imigrantes que chegaram nos anos 90 para as grandes obras do regime. A crise atirou-os para o desemprego e a miséria. Agora batem-se pelos seus direitos e dignidade humana. Aqui Tem Gente acompanha o processo negocial, os problemas e conflitos desta população que, embora anarquicamente, consegue organizar-se e lutar pelos seus direitos. O documentário levanta ainda outras questões. Qual o papel dos activistas no apoio à organização da comunidade? Que política de habitação social para o actual momento de crise?

Synopsis
Lisbon, Portugal, Europe, 2011. A slum is about to be demolished. The City Council is determined to do it, but gives no alternative accommodation to the people. On the verge of becoming homeless, dwellers organize to defend their right to housing. African and gypsy communities make decisions in popular assemblies. Women lead a central role in fighting for their human rights. This documentary follows the process during six months of pressure and negotiations with local power. It also address issues about the role of activists, and social housing policy in a time of severe crisis.


Como chegar à Faculdade de Arquitectura
Morada: Rua Sá Nogueira, 1495-055 Lisboa
Localização: Integrado no Parque de Monsanto, perto do Palácio da Ajuda.
Como chegar de automóvel e de transportes públicos: autocarros 60, 723 e 729.
Localização

Sem comentários:

Enviar um comentário