sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



PLATAFORMA DE AFECTADOS 
POR LA HIPOTECA
Um dos mais expressivos movimentos sociais em Espanha na actualidadeestá em Portugal

INICIATIVAS
Sexta feira, dia 22 de Fevereiro, 21h30 - Debate no BarreiroBar O Penicheiro, Rua A. REIS 66

Sábado, 23 de Fev, 15h30 acção junto ao BPI (Chiado) - acção directa “Sopa dos Ricos” e Conferência de Imprensa
16h30 Debate sobre Direito à Habitação e estratégias de resistência
(a decorrer no espaço MOB (Travessa da Queimada, nº 33, Bairro Alto)


Espanha tem visto nos últimos anos um número impressionante de despejos, com milhares de famílias a devolverem a casa ao banco, mantendo, no entanto, uma dívida considerável que se vêm condenados a pagar. O desemprego, em níveis insustentáveis para a sociedade, a insuficiência de um mercado de arrendamento, a enorme percentagem de famílias que compraram casa e têm hipotecas sobre os empréstimos, e uma lei que não aceita a dação em cumprimento, são os ingredientes fundamentais de uma realidade explosiva que está a levar várias pessoas ao suicídio. Mas que também está a originar mobilizações nunca vistas pelo Estado Espanhol na defesa do Direito à Habitação e pelo cancelamento das dívidas quando a casa é entregue à banca.
No âmbito destas mobilizações foi entregue no parlamento espanhol uma proposta de lei do movimento, através de uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) — a 3ª da história deste Estado — com um milhão e quatrocentas mil assinaturas, há cerca de duas semanas, que obrigou o Governo a recuar e a aceitar (ao contrário do que tinha dito) a tramitação da lei. Este processo foi desenvolvido pela PAH em parceria com outras organizações como sindicatos e o movimento 15M, entre outros.
É para falar da realidade que vive a Espanha neste momento, desta luta específica, assim como para analisar algumas semelhanças com o caso português, que vive também o aumento do desemprego, o excesso de endividamento à custa da compra de casa, e a nova injusta lei de Crédito Habitação que o Habita – Colectivo pelo Direito à Habitação e à Cidade convidou um activista da PAH – Plataforma de Afectados por la Hipoteca a  vir a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário