quinta-feira, 27 de março de 2014

200 MORADORES na reunião de Câmara do Município da Amadora

200 MORADORES na reunião de Câmara do Município da Amadora, 6 BAIRROS pela primeira vez UNIDOS, intervenções dos moradores na reunião... a Luta Acontece e Continua, foi só o primeiro passo.

Ontem, 26 de Março de 2014, mais de 200 pessoas de vários bairros da amadora estiveram na reunião pública de Câmara e disseram Basta à forma como são tratadas pela autarquia no que concerne à habitação. Estão a ser despejadas, outras realojadas à força, outras s
ofrem aumentos de rendas que as manda para a pobreza. 

















A Presidente da Câmara não teve resposta... foi arrogante, despachou a reunião o mais depressa que pode... tentou negar estas situações, mas havia duas centenas de pessoas que testemunhavam ali a realidade. 

No final o que se procurou foi passar a mensagem de que este foi o primeiro passo de um processo de convergência dos moradores e de convergência dos bairros discriminados, para a conquista de respeito e do direito à habitação. Que apesar da arrogância da presidente, não podemos desmoralizar e temos de continuar a pensar em novas formas de mobilização. A luta tem de continuar!! 



Apelo prévio no facebook:

«Os moradores e moradoras de vários bairros da Amadora estão a unir-se num protesto conjunto para dizer à Câmara Municipal BASTA! é preciso respeitar o direito humano à habitação e é preciso dialogar e construir soluções em conjunto, abandonando o autoritarismo, a chantagem e a violência contra as pessoas.

A iniciativa será um protesto/ concentração junto ao edifício da Câmara no dia em que o executivo estará a fazer a sua reunião publica mensal, onde os moradores pensam também intervir.

Famílias do Bairro de Santa FIlomena, Casal da Boba, Alto da Damaia/ Reboleira, Casal da Mira, Estrela de África estão a juntar-se. Queixam-se de despejos forçados sem qualquer alternativa que atiram pessoas para a rua; queixam-se de realojamentos autoritários e propostas indecentes de colocar um número exagerado de pessoas na mesma casa; outras queixam-se de aumentos insuportáveis de rendas que estão a empobrecer famílias que já vivem com dificuldades. A isto junta-se a violência policial impune.

Não há qualquer capacidade de diálogo por parte deste executivo, o qual trabalha mais facilmente para fundos de investimento imobiliário dos bancos do que para proteger a vida, a estabilidade e os direitos das famílias residentes na Amadora.

Participa, toda a Solidariedade é Bem Vinda!!!»

Sem comentários:

Enviar um comentário